domingo, 17 de maio de 2009

Capítulo V - O que o aluno virtual precisa?

O que o aluno virtual precisa?

A conexão dos alunos com a instituição de ensino e o que eles precisam nessa instituição são o objeto deste capítulo.

Estar conectado com a instituição: o elo perdido

O que os alunos procuram nas instituições de ensino não é mistério. Segundo Strong e Harmon (1997) observam que os alunos procuram um programa de ensino baseado na capacidade de atender às necessidades educacionais de alunos não tradicionais, com foco no aluno e não no professor, com bom custo-benefício, tecnologia confiável, de fácil navegação e transparente para o usuário, com níveis adequados de informação e de interação humana. Eles exigem cursos e programas de qualidade e também uma boa resposta tanto dos professores quanto da instituição. Se sentirem por exemplo, que suas necessidades não estão sendo atendidas em tempo adequado, podem frustrar-se e desistir do curso ou programa.

Questões tecnológicas e de apoio

O aluno virtual espera ser o foco do curso ou programa. Dessa forma a organização tecnológica e de suporte deverá estar atenta ao atendimento individualizado dos alunos, nas suas reclamações e problemas de acesso. Acredita-se que uma combinação da abordagem centrada na comunidade com a abordagem centrada no aluno é a que atinge maior sucesso em manter os alunos envolvidos e participativos online.

Integrando os serviços ao estudante nos cursos e programas online

Segundo Everhart (2000), a área de comunicação mais carente hoje é a que diz respeito ao acesso à grande comunidade composta pela instituição e pelos recursos por ela oferecidos. Ao planejar cursos e programas online, a instituição deve planejar e abordar a questão de acesso a bibliotecas virtuais , serviços de aconselhamento, suporte técnico e acesso a textos acadêmicos. Disponibilizar acesso a livrarias virtuais de domínio publico nm só local, sem dificultar o acesso do aluno, pode contribuir par a evitar problemas de abandono. Possibilitar uma linha telefônica gratuita pode também simplificar as relações de informação.

Cobrar ou não cobrar? Eis a questão!

Os autores nesse item abordam a situação de cobrança de taxas em cursos virtuais, especificamente, nas universidades públicas dos EUA. Aqui no Brasil, a Universidade Aberta é totalmente gratuita e atende a várias no interior brasileiro.

O desenvolvimento de políticas adequadas

As políticas públicas de programas de ensino online devem estar bem divulgadas e acessíveis à todos os alunos, para que eles possam consultá-las quando necessitarem. Todas as informações pertinentes a ajuda financeira, exames, privacidade, programa de ensino, direito autoral etc, devem ser publicadas no site da instituição para acesso dos alunos.

Habilidades básicas de escrita e serviços de ensino

É necessário estar atento aos alunos que tenham dificuldades nas suas habilidades escritas. Não recomendamos corrigir a gramática e a ortografia dos alunos nas mensagens que mandam para os fóruns de discussão, a não ser que seja tão deficiente que não consiga a comunicação das idéias. Porém, nos trabalhos escritos, deve-se ter mais rigor e exigir a escrita com qualidade, incluindo boa ortografia, gramática e formatação. Para os alunos com dificuldades, deve-se ter uma política de atendimento e acompanhamento virtual.

A qualidade é o segredo

Está claro que os alunos virtuais estão a procura de programas on-line de alta qualidade. As três áreas mais pertinentes dessa discussão sobre os serviços dispensados aos alunos e as suas necessidades são o apoio institucional, a estrutura do curso e o apoio ao aluno. As referências fundamentais que envolvem o apoio institucional, planejamento e a infraestrutura do ensino a distância são:

· Programa de aconselhamento

· Informações claras e completas sobre o curso

· Acesso a recursos digitais de informação

· Clareza nas expectativas do do aluno pelo professor

Quanto ao apoio ao aluno e elementos de serviços de atendimento:

· Informação geral sobre os programas: taxas, expectativas, normas e regras administrativas

· Acesso e orientação fácil aos alunos nos dados do curso

· Acesso a assistência técnica e suporte técnico

Lidando com as necessidades dos alunos que mais precisam

Embora o aluno virtual de sucesso seja considerado alguém que aprende com bastante independência e com poucas necessidades a serem supridas pelo professor ou pela instituição, isso nem sempre se aplica a todos. De acordo com a nossa experiência, os alunos com mais alto desempenho exigem mais atenção do professor, pois a ansiedade relativa ao seu desempenho faz com que ele necessite de respostas para o seu crescimento.

Para os alunos que necessitam de uma formação para a autonomia, precisam de feedbacks constantes ao seu trabalho.

· os alunos podem estar certos de que responderemos a cada uma da suas apresentações pessoais, como uma forma de bem recebê-Ios no curso.

· Responderemos quando uma questão é dirigida a nós, especialmente se o aluno chamar nossa atenção para ela, colocando nossos nomes na linha "assunto" da mensagem.

· Enviaremos uma mensagem quando um aluno ou grupo de alunos estiver perdido ou precisar produzir mais sobre determinado assunto.

· Enviaremos uma mensagem quando um aluno ou grupo de alunos for além das nossas expectativas em um painel de discussão ou trabalho.

· Enviaremos uma mensagem quando alguém mandar algo interessante para a discussão, esperando incluir mais alunos nela.

· Enviaremos nosso feedback à discussão pelo menos duas vezes por semana, fazendo comentários sobre o processo, informando ao grupo se estão no caminho certo ou para resumir o que foi apresentado.

· Incluir essa informação em uma mensagem de boas-vindas ao grupo, ajudar os alunos quando ficam angustiados sobre seu desempenho nos cursos online e garantir ao grupo que o professor está presente e prestando atenção a que acontece pode impedir que haja problemas no decorrer do curso.

Pensamentos finais

O aluno virtual precisa, em essência, de todos os serviços que são oferecidos ao aluno presencial. Contudo, deve-se prestar especial atenção a outras necessidades e questões criadas pelo trabalho a distância, tais como sensação de isolamento e problemas potenciais no acesso aos recursos. A seguir, então, apresentamos um resumo do que a instituição precisa oferecer a fim de atender às necessidades do aluno virtual.

· Uma experiência educacional de alta qualidade.

· Acesso a todos os serviços e recursos disponíveis no campus.

· Uma forte infra-estrutura tecnológica disponível noite e dia, juntamente com o suporte técnico.

· Bom custo-benefício

· Programas e cursos centrados no aluno.

Necessidade do aluno virtual

Resposta da instituição e do instrutor

Foco no aluno - Os cursos e programas são desenvolvidos com o aluno em mente, e o aluno é tratado como um cliente.

· Os programas e cursos atendem às necessidades educacionais identificadas no aluno.

· Os cursos são focados no aluno.

· A tecnologia utilizada é confiável e de fácil navegação.

· Os programas e os cursos têm bom custo-benefício.

· Os programas e os cursos contêm uma quantidade adequada de interação.

· Os alunos são informados do que precisam fazer para obter sucesso no programa.

Treinamento e suporte técnico - Os alunos são treinados para utilizar a tecnologia empregada no curso e têm acesso aos serviços de suporte técnico.

· O treinamento ocorre regularmente, on-line ou pessoalmente.

· Tutoriais on-line e perguntas freqüentes são enviados para facilitar o acesso.

· O suporte técnico está disponível dia e noite, ou especialmente à noite e aos finais de semana, quando os alunos em geral fazem seus trabalhos.

Serviços integrados ao aluno - Os alunos virtuais precisam acessar os mesmos serviços oferecidos aos alunos do campus.

· Um programa integrado de serviços ao aluno é oferecido, incluindo consultoria, matrícula, crédito educativo, livraria, serviços de biblioteca, tutoriais e aconselhamento profissional.

· Há um grupo de contato on-line para a integração social dos alunos.

· Há uma área para comunicados ou notícias, em que informações importantes são postadas.

· O pessoal que presta serviço aos alunos está preparado para lidar com as necessidades deles.

Taxas e desenvolvimento de políticas - As políticas que atendem às necessidades dos alunos devem ser desenvolvidas e implementadas.

· As taxas pelos serviços não utilizados pelos alunos virtuais são eliminadas.

· Políticas de amplo alcance são desenvolvidas para o aluno virtual, incluindo o uso da biblioteca, do laboratório de informática, uma politica de ensino de segurança, de bem-estar e de privacidade.

· As expectativas tanto para os alunos quanto para os professores são elaboradas e tornadas públicas, incluindo o tempo para o feedback, a avaliação, as questões de propriedade intelectual e o direito autoral, e o comportamento aceitável online.

Fonte: Livro: O Aluno Virtual, de Palloff e Pratt, 2004.

Um comentário:

  1. Olá! Sou Kênia Cunha, trabalho com EaD há 3 anos.

    Tentei comprar o livro O aluno virtual e não consigo. Alguém sabe onde posso comprá-lo?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir